
A fim de estreitar ainda mais as relações entre o Brasil e o Bénin, país de onde saiu uma grande quantidade de escravos para o nosso país, desembarcou nesta última terça feira, 14 de outubro, às 17h os bailarinos Arnaud Agboliagbo, do Bénin, e Fabiana Costa, a jovem macaense de apenas 19 anos que acaba de concluir sua 2ª turnê com a companhia Membros. Os dois juntos com a mais recente revelação artística da cidade, Rafael Mata, completam a trupe que fará parte da conclusão da pesquisa do coreógrafo Paulo Azevedo – Corpo Aberto.
O projeto consiste na investigação entre as noções de memória, corpo e identidade entre esses dois paises irmãos: o Brasil e o Bénin. Assim, Paulo Azevedo perscruta uma aproximação entre a festa e a religião tomando como epicentro de seu estudo o processo de antropofagia.
O estudo em voga iniciou desde 2007 quando Paulo foi convidado a realizar o projeto, e, em seguida visitou o Bénin. A partir daí houve uma primeira residência de criação em Macaé no princípio desse ano, e após o êxito dos resultados apresentados, o projeto conseguiu mais investimento para seu desdobramento.
Diferente da primeira parte onde foi apresentado 15 minutos sem a preocupação coreográfica propriamente dita, agora Paulo junto com os demais intérpretes apresentarão como resultado final um espetáculo de aproximadamente 50 minutos. Além desse fato, a residência e a pesquisa dessa vez contemplam duas viagens dentro do nosso território: Rio de Janeiro e Salvador. Os ensaios começam a partir do dia 22 de outubro e a estréia do trabalho está marcada para o dia 17 de março de 2009 na França. O projeto Corpo Aberto é financiado pela associação francesa ACT`ART em parceria com a agencia de projetos artísticos El Climamola, o Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEM.h2) e a FESPORTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário