As ações do Programa podem ser sintetizadas
O conceito de inclusão do Programa se ampara em duas teorias: a do norte-americano E. Gardner sobre as inteligências múltiplas e a do lusitano Boaventura S. Santos que destaca a relevância do binômio diferença-igualdade.
Dentre os destaques da instituição está o eixo de ‘Tecnologia e Mídias Alternativas’ que recebeu o Prêmio Unesco/Criança Esperança pelo projeto ‘Cinema Hip Hop: da invisibilidade à participação em 2008; a Membros cia. de dança com atuação já estendida a 16 países; a banda ART.1, grupo de música que representou o Brasil na cerimônia do WCPRC, na Suécia em 2007 e a DI cia. de dança que recebeu pelo projeto ‘Com a Cabeça na Roda’ o Prêmio Funarte ´Além dos Limites´ em 2006. O CIEM.h2 tem o selo ´Cultura Viva´.
Composição:
São ao todo quatro departamentos que se ramificam em outras tantas ações:
1- Centro de Informação e Pesquisa (CIP)
Com o objetivo de estimular e democratizar o acesso à informação sobre o instigante campo de pesquisa do Hip Hop foi criado o CIP. O espaço conta com centenas de registros, disponiblizados através de livros, estudos acadêmicos, periódicos, vídeos, fotos, músicas e banco de dados com entrevistas. Todos os materiais estão catalogados de modo informatizado a fim de facilitar a busca pelos interessados.
2- Centro de estilo, moda e comportamento (CEMC)
O intuito do CEMC é consolidar a formação de grupo produtivo gerando renda a pessoas que fazem parte do Programa e de outras instituições, estimulando assim uma moda diferenciada das encontradas nas boutiques - um outro comportamento.
Um brechó foi o aparato para experimentos: Taís Vieira criou a ’ARTE BORRADA’, uma moda baseada em diálogos alternativos de expressão e moda. Algumas coleções são: ‘brechó.com’ (customização de roupas usadas), ‘frase roubada’ (frases que fazem sentido ao nosso dia - de estudiosos, de gente como a gente etc); ‘arte borrada’ (um estilo borrado de fazer roupa), ‘personalidade’ (uma forma de homenagear as pessoas em sua mais bela individualidade), ‘corpo panfletário’ (a moda como expressão política) e ‘blog’ (uma coleção que faz da roupa um diário virtual).
Tais atividades têm por fim difundir o Programa; estimular o espírito de liderança/empreendedorismo; servir como assessoria de imprensa, oficina de idéias e aprendizado no campo de gestão e produção cultural: formulação de projetos, inscrições em editais públicos, organização de turnês dos grupos artísticos etc.. O grupo responsável pelo Fomento deve organizar todas as ações, efetivá-las e integrar os eixos e departamentos sobre as propostas lançadas. As atividades de fomento são:
Dias Culturais / Programa “Vozes” / Intervenções Urbanas / Cidade Ocupada / Pergunte sem medo / Cursos / Roda Urbana / Mostra de Hip Hop e afins culturais / Batalhas / Um dia de Cinema / Prêmio Cidadão Hip Hop / Festas populares/gincanas/ações sociais / Se essa rua fosse minha... Um dia de Hip Hop no seu bairro / Fórum de alunos
4- Eixos representativos (ER)
eixo 1 projeto hip hop ‘formando jovens conscientes’
Fundado em 30 de abril de 2004
1- oficinas de arte-formação
* street dance e hip hop - técnicas de locking, popping, breaking, house, new style e outras danças sociais emergentes
* capoeira - preparação física a partir da dança da capoeira
* criatividade musical - montagem e aprendizado de instrumentos
2- espaços de experimentação e aperfeiçoamento
* ‘Rap, papel e lápis’ - fomento à escrita/ leitura a partir de letras de RAP
* ‘Livre pra dança’ - espaço livre de treino e criação em dança
* ‘DJ sou eu’ - espaço de pesquisa e geração de renda pela música
3- formação de grupos
*Graffiti em Movimento - crew de graffiti com contexto político
*Verbo - banda de música experimental
*DóRAP - coral de RAP
* URB - crew de b.boys e b.girls com foco na dança urbana
eixo 2 banda Art.1
visite: http://www.bandaart1.blogspot.com/
eixo 3 DI cia. de dança
visite: http://www.diciadedanca.blogspot.com/
eixo 4 grupo de estudos T.Ô.C.A.
Fundado em 17 de fevereiro de 2005
O grupo de estudos T.Ô.C.A. nasce da necessidade de representar o movimento Hip Hop, inserindo-se na ordem do 5º elemento do Hip Hop - conhecimento e sabedoria. Tem como fundamento quatro conceitos: Teoria; Orientação; Ciência; Atitude.
eixo 5 formação de lideranças
Fundado em 19 de fevereiro de 2005
O projeto piloto deste eixo ocorreu a partir de 2000 na extinta Escola Dança de Rua Paulo Azevedo e no curso da SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Macaé). Assim o campo de ação era mais voltado à preparação de monitores para atuar na área de street dance, visto a grande demanda por profissionais deste gênero na cidade e região. Mas, a partir de 2007 o curso buscou contemplar jovens desejosos por atuar em diversas áreas de conhecimento tendo como interseção a orientação pedagógica.
Fundado em 22 de agosto de 2005
Este eixo foi idealizado visto a sua importância no mercado atual, requerendo logo para isso uma mão-de-obra especializada. O que era diversão se tornou trabalho para jovens que passaram a fazer da criatividade uma mola de invenção diária, multiplicando a informação recebida.
Ações
Edição (vídeo e música)/Filmagem/Programação visual/Fotografia/Operacionalização/Montagem de equipamentos/Atualização de site/Jornal “Papo Reto”/Programa de rádio “Papo Reto
eixo 7 membros
visite: http://www.membrosciadedanca.blogspot.com/
Fundado em 03 de maio de 2006
Por que dança contemporânea no Hip Hop?
O Corpo Mestiço nasce de um desejo ambivalente de provocação/ experimentação a partir do corpo. O processo foi iniciado a partir de discussão de textos, análise de vídeos e espetáculos, práticas de improvisação e tendências diversas acrescidas de noções técnicas baseadas em Laban e outros teóricos.
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