segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Wallon

Henri Paul Hyacinthe Wallon
· Nasceu na França Paris em 1879. Por questão de curiosidade pessoal, inclinou-se a psicologia, mas não existia estrutura especifica para a área na universidade. Com base na tradicional médico-filosófia da psicologia francesa e interesse na biologia humana cursaram medicina.
· Atuou como medico em instituições psiquiátricas /psicologia da criança
· A proximidade da escola foi facilitou o acesso à criança no seu meio e com as questões da educação. Ao longo de sua carreira, as atividades do psicólogo foram se aproximando cada vez mais da educação.
· Havia uma convicção educacional em que a memória e a instrução vasta e variada (erudição) eram consideradas as bases para uma boa formação. Falar sobre proporcionar formação integral (intelectual afetiva e social) foi revolucionário.
· Dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, “a própria negação do ensino”.
· Fundamentos: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
· Afetividade: A emoção ajuda o ser humano a se conhecer; importante na relação da criança com o meio. Onde há demonstração de desejos e vontades.
· Movimento: a organização de espaço para o manifesto da emoção. Qualidade de ensino por qualidade de movimento e a maneira que é representado.
· Formação do eu: dependência essencial do outro, como referência ou negação.

Fontes: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml?page=page1
http://www.geocities.com/eduriedades/henriwallon.html
http://www.centrorefeducacional.com.br/wallon.htm

Adriano S.

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