sábado, 11 de abril de 2009

Cinema Hip Hop



O Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH²) lança mais uma novidade, que vem movimentando o cenário artístico e mexendo com os novos talentos da cidade. É que a instituição acaba de promover mais uma realização pioneira, ao realizar a primeira edição do curso de audiovisual do projeto “Cinema Hip Hop: da invisibilidade a participação”.
Desde abril de 2008, que o CIEM.h2 vem apostando na chamada sétima arte, investindo neste projeto que mostra de forma criativa a cultura Hip Hop no cinema, mudando os tradicionais conceitos das projeções cinematográficas. Para tanto, a instituição conta com o apoio da UNESCO/Criança Esperança.

Um ano de muito trabalho

De acordo com as informações do diretor artístico da instituição, Paulo Azevedo, ao longo desses 12 meses foram realizados 20 resultados, dos gêneros vídeo publicitário, vídeodança e jornalístico investigativo, todos produzidos e finalizados pelos alunos.
E para fechar o ciclo, o CIEM.h², com o apoio da FP ÁUDIO, promoveu exibições públicas dos últimos cinco resultados do projeto, através dos vídeos documentários intitulados de “Eu e o Hip Hop", onde os protagonistas são aqueles que fazem de suas vidas o Hip Hop -
DJ, MC, Graffiti, B.Boy/B.Girl e o mais novo elemento Conhecimento e Sabedoria. As apresentações aconteceram no último mês de março, cumprindo a seguinte programação: na praça Veríssimo de Mello, dia 25; no Parque Aeroporto, dia 26; na Aroeira, dia 27; e na praça do Novo Cavaleiros, dia 28; e finalizando na sede do Ciem.h2, dia 29.

Resultado nota 10

A mostra foi produzida pela equipe de Fomento e pelo Eixo 6, de mídias e tecnologias alternativas, e contando com a colaboração de todos telespectadores e presidentes das Associações de moradores de cada local.
O trabalho desenvolvido culminou na formatação de um Box, contendo cinco DVDs com todos os 20 trabalhos produzidos, além do plano piloto, making off e depoimentos de alunos e diretoria sobre o curso, entregues na noite do dia 29, juntamente com os certificados, numa celebração na sede do Ciem.h2, onde tudo começou como casa da cultura hip hop.

Próximo sucesso

Diante do sucesso marcado na primeira edição, o Ciem.h² já entra em preparativos para dar continuidade ao projeto, versão 2009. Neste sentido, já abriu inscrições para um novo curso Cinema Hip Hop. Serão abertas 20 vagas para jovens entre 12 e 29 anos. A previsão é de iniciar o curso na segunda quinzena de abril.
Para esta nova etapa do projeto já foram nomeados dois monitores, que darão seqüência a formação das novas turmas. As oficinas serão ministradas por Paolla Itagiba e Williamis Paixão, ambos destaques do projeto. A coordenação pedagógica fica a cargo de Dilma Negreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário