
Hoje é claro o déficit no quadro educacional do Brasil. Ainda existem muitas pessoas analfabetas ou semi-analfabetas, escola sem o mínimo de estrutura para suportar a demanda de alunos, escola sem o mínimo de verba necessária para manter o espaço educacional, a falta de profissionais especialmente qualificados, enfim são muitas as falhas existentes.
Será que é a falta de um padrão de estrutura de ensino?
Parto da conclusão de que a educação deve ser implantada numa comunidade de acordo com os aspectos culturais em que a população local vive. Não adianta implantar um método de ensino nos moldes Europeu em uma favela, por exemplo. A realidade dessa comunidade é outra. São os costumes, a educação familiar, as gerações anteriores, que dificulta esta implantação de molde educacional.
Existe o Censo realizado pelo IBGE onde são coletados dados de todas, ou pelo menos a maior parte, das comunidades brasileiras. Daí podia-se partir um planejamento melhor elaborado para inserir formas mais fáceis, objetivas e concretas de se educar, lógico que acompanhado de um grande investimento por parte do governo do páis.
Renato Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário